Coronavírus: a mentira da fórmula mágica se espalhou como uma praga

Medicamentos somem das prateleiras e população culpa governadores e prefeitos



Hidroxicloroquina, Cloroquina, Azitromicina, Remdesivir, Heparina, Corticoides em geral, Plasma, Lopinavir + Ritonavir em conjunto com Interferon Beta-1B... São alguns dos remédios usados para conter os sintomas do coronavírus. Duvida? Confira na internet ou pergunte a um médico de sua confiança.

Mas não existe ainda remédio de ação direta contra o coronavírus. Duvida? Confira na internet ou pergunte a um médico de sua confiança.

Hidroxicloroquina, Cloroquina, Azitromicina e todos citados não são vacinas, não são drogas capazes de por si mesmas debelar o covid-19. Devem ser ministradas de acordo com os sintomas de cada pessoa contaminada, em dosagens e períodos determinados por profissional portador de CRM. Duvida? Confira na internet ou pergunte a um médico de sua confiança.

Falam que existe um "novo protocolo" indicando as quinas para todo mundo a título de panaceia contra o Covid-19. Duvide.

Criou-se um mito perigoso: “isso previne, protege, imuniza contra o Covid-19!”. Essa mentira, espalhada a mancheias, promove uma corrida às farmácias em busca da “vacina-quina”. O medicamento some das prateleiras – lógico. A culpa? “Do governador e/ou do prefeito que as levou para deleite próprio!”, "me deixaram sem o unguento do São Jair", berram nas redes. Mentira sobre mentira. Mentira exponencial. Viral.

A verdade? Esses medicamentos estão sumindo exatamente pela explosão da procura – a oferta não consegue acompanhar. Governos estaduais e prefeituras municipais adquiriram itens dessa lista nas farmácias? Provavelmente, pois quem precisa abastecer as farmácias dos hospitais públicos precisa comprar medicamentos e insumos em algum lugar; em tempo de pandemia, os estoques da rede pública precisam ser recompostos o mais rápido possível. É verdade que as pessoas estão adquirindo quantidades anormais desses mesmos medicamentos por conta própria, achando que são vacinas, ou vitaminas, autoadministráveis? Sim, pois a mentira da fórmula mágica se espalhou como uma praga.

Texto de Enio Lins, secretário de Comunicação do Governo de Alagoas

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais