Trio musical São João e os Mutuns Elétricos promove o mutirão "Vamos Invadir Sua Praia"

Mutirão será amanhã, sábado (31), na praia de Maragogi



São João e os Mutuns Elétricos é uma banda alagoana formada por João (vocalista), de 23 anos, técnico em Hospedagem pelo IFAL – Maragogi e estudante do penúltimo semestre de Publicidade, Propaganda e Marketing na Universidade Mackenzie em São Paulo; Bosco (violonista), de 19 anos, técnico em Agroecologia também pelo IFAL – Maragogi e estudante do segundo semestre de Ciências Econômicas na UFAL; e Vitor (percussionista), 20 anos, igualmente técnico em Agroecologia pelo IFAL – Maragogi e estudante do segundo semestre de Educação Física na UFAL.

O trio decidiu se envolver com música quando ainda eram alunos do IFAL, individualmente. Com o retorno de João a Alagoas, em razão da pandemia, a tríade percebeu que tinha uma afinidade musical, e daí surgiu a ideia da formação de uma banda. Assim a São João e os Mutuns Elétricos foi oficialmente criada, em setembro deste ano.  

“O nome é inspirado em uma ave nativa em extinção da Mata Atlântica alagoana, devido ao desmatamento e a caça”, explica Bosco. “A ave foi reintroduzida no seu habitat natural a partir de um programa de recuperação da espécie. Diante disso, entendendo os Mutuns como símbolo de liberdade e resistência, o trio se apropriou da ave, símbolo do estado de Alagoas, para batizar o projeto.”

O estilo musical do grupo é bem peculiar, composto a partir da junção de diversos gêneros que carregam a brasilidade em sua origem, se inspirando em artistas como Alceu Valença, Ney Matogrosso e os Novos Baianos. De acordo com os próprios integrantes, o trio pode ser caracterizado como uma banda de Música Popular Brasileira alternativa, ou até mesmo como uma banda de Tropical Rock. De modo algum, porém, confundida como uma banda eclética, e sim, como multifacetada.

Os três ainda não possuem nenhum trabalho autoral, apesar das composições de João. “Mas esse é um trabalho a ser desenvolvido futuramente”, diz João. “É possível que em um show dos Mutuns o repertório caminhe entre o rock dos anos 1980 e o axé do anos 1990, mas tudo feito a partir da proposta alternativa, particular e específica do nosso Estado.”

Enquanto isso, os Mutuns realizam shows em hotéis e pousadas da região, como o hotel Praia Dourada, pousada Rangai e bar e restaurante Ponto de Encontro. E a agenda para o mês de novembro já conta com 13 shows a serem realizados no Japaratinga Lounge Resort, na Rangai e no Ponto de Encontro. “Num primeiro momento, o objetivo é disseminar a proposta musical do grupo a partir da interpretação de músicas que estão no imaginário do nosso púbico-alvo”, pontua Vitor.
 
Mutirão "Nós Vamos Invadir Sua Praia"

A ideia do mutirão se deu com base na análise quantitativa de estudos dos plásticos despejados anualmente nos mares, que é cerca de 8 milhões de toneladas. E se nada for feito a respeito do atual estado de urgência, até 2050 haverá mais plásticos que peixes nos oceanos. Maragogi, cidade que faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo, pertence a APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, e está sob constante amedrontamento pela interferência das atividades antrópicas que afetam diretamente a saúde da vida náutica.

Dessa forma, o trio, entendendo a necessidade que a humanidade precisa ter em relação ao tema meio ambiente, assim como da extrema importância dessa pauta para sobrevivência das próximas gerações, promoverá o mutirão "Nós Vamos Invadir Sua praia". O objetivo é conscientizar os moradores de Maragogi, que tanto gostam das belezas naturais do município, e que também precisam de um ambiente limpo para promoção do turismo aqui na região. 

O nome do mutirão é em referência a música da banda Ultraje a Rigor. Acontecerá nesse sábado (31), e a concentração é na Praça da Juventude, às 14 horas. Essa é uma forma de mostrar que a banda vai além do simples foco musical tradicional de um grupo. Também traz no projeto a relevância de um assunto ambiental que afeta a todos, já que o próprio nome do conjunto tem alusão há uma espécie do ecossistema.

Contato para shows

E-mail​: ​saojoaoproducoes@gmail.com
Perfis no instagram:
@saojao_ (https://instagram.com/saojao_)
@boscocbsilva (https://instagram.com/boscocbsilva)
@vitor_h.al (https://instagram.com/vitor_h.al)

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais