10 de maio – Dia Nacional do Guia de Turismo

Uma das profissões mais antigas do mundo

(Fotos: cortesia).


A profissão de guia de turismo é mais antiga do que se imagina. Em 440 a.C., o historiador grego Heródoto – ele mesmo considerado o primeiro turista de todos os tempos – já nos falava desse profissional em sua famosa História.

É claro que os guias da época eram muito diferentes dos guias atuais e, em vez de orientar turistas em passeios por lugares pitorescos, guiavam exércitos em território inimigo. Mas as atribuições dos guias de então não eram muito diferentes dessas dos guias de hoje. A eles cabiam orientar soldados em terreno desconhecido, servir de intérprete, arranjar acomodações, comida e transporte para os seus clientes, entre muitas outras funções semelhantes às dos guias contemporâneos.

Dessa forma, o dia 10 de maio, dia Nacional do Guia de Turismo, é um dia para homenagear os personagens do turismo brasileiro, que tem a responsabilidade de transformar expectativas e sonhos em realidade. Antes e após 1993, quando a profissão foi regulamentada, verdadeiros profissionais se dedicaram e dedicam incondicionalmente para transformar férias e viagens em momentos inesquecíveis.

Por meio de seu conhecimento, habilidades, atitudes e valores, o guia de turismo transforma visitantes/turistas em verdadeiros expedicionários dos lugares já descobertos, proporcionando-lhes lazer contemplativo, a integração pessoal e o enriquecimento cultural. A capacidade de transformar as frias letras e imagens de um texto em movimento é sem sombra de dúvidas fazer reviver um personagem da história, dar vida pelo olhar e palavras a um prédio, obelisco ou monumento com as narrativas dos fatos que concretizam a história do lugar.

O profissional guia de turismo é um dos elos mais importante entre os prestadores de serviços turísticos reconhecidos pela legislação turística brasileira. É ele que conduz, informa, orienta e estar disponível 24 horas para o turista.

A profissão de guia de turismo no Brasil é regulamentada desde 1993, pela Lei Federal 8.623. Em Alagoas, a profissão possui legislação específica desde 2009, quando foi regulamentada pela Lei Estadual 6.943.

Para ser um guia de turismo, a pessoa tem que buscar o aprendizado/qualificação profissional, a fim de adquirir as competências necessárias para poder atuar/exercer com o credenciamento do MTUR, através do CADASTUR. Qualquer pessoa física ou jurídica, que venha exercer esta profissão sem possuir credenciamento para tanto, estará praticando o exercício ilegal da profissão – Código Penal Brasileiro – Art. 47 –, estando, portanto, sujeito as penas previstas em Lei, como prisão simples de quinze dias até três meses ou multa.

* Texto de Henrique Dantas, presidente nacional do Sindicato dos Guias de Turismo

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais