Pirão de lagosta vermelha no restaurante do pescador da lagosta azul

Restaurante Barra Saborosa fica na praia de Barra Grande

Jane, esposa do pescador, é a autora de todo o cardápio do restaurante (Fotos: Maragogi News).

Quem não se lembra da lagosta azul? Ou, como disse a apresentadora da TV Globo Ana Maria Braga, palinurus echinatus, para os íntimos. Capturada numa rede em alto-mar por pescadores do vilarejo de Barra Grande, a foto foi publicada com exclusividade em nossa fan page e em nosso site. Viralizou, apareceu em vários sites e o crustáceo virou estrela de tevê. Primeiro, apareceu no programa matutino Mais Você, da citada apresentadora, e depois no Jornal da Band.

“Muita gente me ligou, dizendo que ouviu o nome do Zé Ricardo e viu a foto dele na televisão”, conta Ladjane de Lima Ferreira, ou simplesmente Jane, como é conhecida. Zé Ricardo é seu marido, e dono da jangada onde estava com seus companheiros de pesca, Henrique e Edgar, quando capturaram a lagosta.

Restaurante Barra Saborosa – A esposa do pescador é quem governa a quase novata casa de alimentação, localizada num primeiro andar, ao norte da praia de Barra Grande. O local, que tem apenas cinco meses de existência, é meio que escondido. O acesso é por dentro do vilarejo, por uma estrada de barro batido. O pequeno prédio é cercado em boa parte por um matagal fechado, conservado do tempo em que aquela praia era selvagem.

“Nossas especialidades são o pirão de lagosta e a galinha à cabidela”, anuncia Jane, uma morena de 42 anos, encorpada, simples, mas de expressão forte. Revela que o segredo do pirão é adicionar o leite de coco. Quanto à galinha à cabidela, feita com galinha capoeira, como já se sabe, aproveita-se o sangue da ave para transformá-lo num saboroso caldo.

A opinião de quem comeu e aprovou – “Gosto muito de comer ali, tudo é gostoso, inclusive a lagosta, e a Jane é uma pessoa muito simpática”, elogia a funcionária pública Sonia Wanderley.

Jane é apaixonada por culinária, e seu sonho é participar do programa da Ana Maria. Ela trabalhou por mais de oito anos para a família Arraes, que possui casa de praia no vilarejo há um bom tempo. “Quem sabe, um dia, não me convidam, não é?”

Ambiente rústico e harmonioso, o restaurante é recomendado para quem procura boa iguaria num local sem badalação. E enquanto se degusta o pirão da lagosta (vermelha, não azul), o peixe ao coco ou a galinha à cabidela, pode-se ver saguis pulando os galhos das árvores, produzindo seu costumeiro barulho, e galinhas de capoeira ciscando no terreiro.


 

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais