Maragogienses notáveis têm suas biografias no site ABC das Alagoas

Site é um retrato do patrimônio do Estado

(Fotos: Internet e arquivo pessoal.)

Alguns maragogienses natos que se destacaram e/ou se destacam dentro do estado de Alagoas têm suas biografias registradas no site ABC das Alagoas (abcdasalagoas.com.br). O endereço eletrônico é um retrato do patrimônio do Estado, com informações sobre artistas, escritores, políticos, personalidades da vida pública – alagoanos, ou com vínculo a Alagoas –, instituições, história e geografia da terra.
 
Segundo consta em sua apresentação, com relação aos autores, procurou-se identificar poetas, prosadores, historiadores, geógrafos, filósofos, ensaístas, cientistas etc., com, pelo menos, uma obra publicada. Ou ainda os que, em prosa ou verso, participaram de antologias. Outros artistas, como escultores, fotógrafos, pintores, músicos, artesãos, artistas de rádio, de televisão, de teatro estão citados, mesmo aqueles que tenham desenvolvido seu trabalho fora do estado. Os artistas plásticos estão listados tomando por base suas exposições, individuais ou coletivas, com local e data em que ocorreram.
 
Os artistas maragogienses
 
Tião do Samba, como era conhecido Sebastião Amaro dos Santos. Faleceu em 28 de julho de 2014. Líder do Samba de Matuto Leão da Primavera, que ainda existe. Mestre Tião cantava acompanhado por um zabumbeiro, um tocador de ganzá e um tocador de triângulo, enquanto um grupo de baianas dançava  repetindo, com suas vozes afinadas e agudas,  as melodias puxadas pelo mestre há mais de sessenta anos. Em 03/08/2012 recebeu o Certificado do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. 
Dirceu Accioly Lindoso. Escritor, professor, economista e advogado. É o que possui biografia mais extensa. Dirigiu o Museu Imperial de Petrópolis. Patrono da cadeira nº 9 da APHLA Internacional. Entre suas obras mais relevantes, estão Póvoa-Mundo, 2º lugar no prêmio José Lins do Rego, 1980, romance; Mar das Lajes, romance; Formação de Alagoas Boreal; Negros Papa Méis e Negros Escravos na Guerra dos Cabanos, ensaio. Participou, como membro da equipe técnica, do Mapeamento Cultural do Litoral Norte do Estado de Alagoas. 
José Valdemar de Oliveira. Escritor. Obras: Vapor Barato, contos; O Inferno São os Outrosromance; O Sexo de Judas, romance; Domingo é Dia de Morrer, contos.  Com o conto A.S.S.A., participou da Coletânea Alagoana Contos e Poesias, Fundação Cultural Cidade de Maceió: Recebeu, em 1998, o prêmio Graciliano Ramos, da AAL, na categoria romance. Participou da Antologia de Contos Casa de Orates, Editora Mondrongo, e, ainda, com o conto Domingo é Dia de Morrer, integrou a Antologia Prêmio Barueri de Literatura, Prefeitura de Barueri, SP. Tem contos publicados no jornal Gazeta de Alagoas.


Os notáveis residentes em Maragogi  


O Juiz do TJ-AL, Carlos Aley Santos de Melo, desde 2008 é titular da Vara do Único Ofício de Maragogi. Escritor e juiz. Graduado em Direito pela UFAL. Capítulo de livro: O Princípio da Legalidade Administrativa no Estado Democrático de Direito, in Direito Administrativo Inovador, Fábio Lins de Lessa Carvalho (org.), Curitiba: Juruá Editora, 2015. Artigo em periódico: O Regime Jurídico de Direito Administrativo e a Hermenêutica Constitucional, in Revista da ESMAL, Alagoas, 2016, nº 5.  
Charles George Costa Cooper. Médico e poetaFilho de Jorge Cooper e Stela Costa Cooper.  Viveu a infância no Rio de Janeiro e, no início da década de 1970, acompanhou seus pais que estavam de volta a Maceió. Obras: Comboio Poético; Livro dos Dias Quase Consecutivos; Quatro Poetas - Maria V. Soares Filha, Charles Cooper, Cléa Marsiglia e Maria Tereza Vieira, Maceió: ASPLAN; Poemas Definitivos (Quase), Maceió: Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Colabora com poesia e crítica em jornais de Maceió. Participou,  com Prova de Identidade Poema da Denúncia, da Coletânea Caeté do Poema Alagoano.

Política
 
O único líder político de âmbito estadual citado, natural de Maragogi, é Paulo Roberto Nunes Calaça, por sua passagem na Assembleia Legislativa. Atualmente, Paulo Nunes é secretário municipal de Administração da prefeitura de Maragogi.
 
Os ausentes
 
Mestre Eurico, do Bumba Meu Boi de Barra Grande, e o fotógrafo Jakson Kenedy, que vem participando de várias exposições no estado. Os responsáveis pelo site já entraram em contato com o fotógrafo e familiares do Mestre para preencher as lacunas.  

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais