Banda de frevo Evaristo Lindoso se apresenta na comunidade Deda Paes

Moradores acompanham e ensaiam alguns passos de frevo

(Fotos: Maragogi News.)

A tarde desta quinta-feira, 28, foi de quebrar paradigmas. A fim de inserir a comunidade do Deda Paes nas festividades do Carnaval, a banda de frevo de Maragogi, Evaristo Lindoso, fez uma magistral e, quiçá, histórica apresentação naquela localidade, considerada a área de maior vulnerabilidade social do município.  
 
“Tou gostando, é bonito”, vibrou a avó Dona Maria, uma senhora rechonchuda e de aspecto iluminado, que cria alguns netos sozinha, com muito sacrifício. “O Conjunto Deda Paes tá contente. Tá tudo legal. Deus abençoe a nós todos. Que sempre seja assim.”
 
Quinze componentes da banda tocaram das margens da AL 101 Norte (entrada da comunidade) até o Mutirão, como são chamadas as últimas casas. A banda parou em algumas partes mais habitadas, para deleite dos moradores, principalmente das crianças. Os mais animados abandonaram suas casas e acompanharam, ensaiando alguns passos em mais de uma hora de frevo. Os mais arredios ficaram nas portas e nas calçadas, para simplesmente ver a banda passar.
 
“Ter a oportunidade de tocar dentro de uma comunidade, que necessita de mais atenção da sociedade, foi uma experiência ímpar”, confessou Djalma Juvêncio, um dos componentes da banda. “É uma via de exclusão social. Fico orgulhoso de participar de uma orquestra que levou voluntariamente alegria à parte periférica de nosso município. Foi um prazer imenso propiciar isso àquela gente marginalizada. E as políticas internas muitas vezes não dão respaldo àquelas pessoas. Hoje pude ver a felicidade estampada no rosto daquela gente, o sorriso diferenciado. Foi um ato simples, mas que pode mudar vidas. Além de uma apresentação artística, foi um ato de acolhimento. Foi como se disséssemos àquelas pessoas: vocês fazem parte de Maragogi, vocês fazem parte da sociedade.”

Tudo transcorreu na mais absoluta paz. 

Mais notícias

Comentários

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais