Casa de Acolhimento para crianças é inaugurada em Maragogi

A Casa abrigará menores do litoral norte

(Fotos: Sérgio Ricardo)

Dever cumprido e assistência adequada assegurada para crianças vítimas de abuso sexual, desestrutura familiar entre outras situações que exijam cuidados especiais. O prefeito Sérgio Lira participou, na tarde desta quarta-feira (16), da inauguração da Casa de Acolhimento, situada no povoado de Peroba, zona urbana de Maragogi, que terá espaço para receber meninos e meninas de todos os municípios do Litoral Norte, que serão acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais. Para a concretização do projeto, os gestores municipais firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), se responsabilizando pela implantação, divisão de despesas e pelo recurso humano.

“Esse é um momento ímpar e o Ministério Público se sente honrado porque sabe que, em parceria, está levando benefícios para a sociedade. Aqui serão recebidas crianças totalmente abandonadas, fragilizadas. O espaço é uma ferramenta importante para garantir os direitos de seres tão indefesos e totalmente necessitados de acolhimento”, declara o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

O chefe do Ministério Público alertou os gestores para o compromisso assumido. “Estaremos protegendo e cuidando do futuro. Tenho plena convicção de que hoje colocaremos a mão no peito e dormiremos tranquilos, mas também que os prefeitos continuarão ajudando essa casa. Aproveito para externar minha gratidão aos nobres promotores de Justiça, incansavelmente empenhados nessa luta”.

A promotora de Justiça de Maragogi, Francisca Paula, em seu discurso, disse que “A luta foi grande, mas vencemos. Na verdade, realizamos um sonho antigo com o apoio dos prefeitos que cumpriram efetivamente com o compromisso assumido junto ao Ministério Público. As crianças se sentirão protegidas aqui. Lembremos da passagem bíblica que diz: tufo aquilo que fizeres ao menor dos pequeninos, é a mim que o fazes. Por fim, quero pedir o empenho dos prefeitos para que dê certo”, afirma a promotora.

O prefeito Sérgio Lira garantiu que a casa de acolhimento terá toda a estrutura necessária, inclusive com a disponibilidade de profissionais. “Enfim, inauguramos a casa de acolhimento que é a primeira de Alagoas. Garanto ao Ministério Público que durante minha gestão, terá todo o suporte necessário. Juntamente com os colegas prefeitos das cidades vizinhas queremos contribuir para garantir os direitos de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social”, conclui o prefeito que se disse honrado pelo espaço levar o nome da sua genitora.

O evento contou com a presença de prefeitos da região, secretários municipais, conselheiros tutelares, assistentes sociais e da sociedade civil organizada. A Guarda Municipal deu suporte no trânsito e na segurança e ficará, a partir de segunda-feira (21), responsável pela vigilância do local.

Com assessoria do MP-AL
 

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais