Lugar de concha é na praia

As conchas desempenham um papel ecológico fundamental na reciclagem de carbonato de cálcio nos oceanos



Ao caminhar pela praia, frequentemente encontramos conchas. Estes organismos são coletados e retirados do seu ecossistema, na maioria das vezes, por turistas e artesãos que as utilizam como forma de arte e sobrevivência. Mas esse hobby que muitos acham ser inofensivo, pode estar levando ao declínio esse material no mundo todo, e causando um grande impacto ambiental no planeta.
 
A retirada de conchas da natureza prejudica todo o equilíbrio do ecossistema marinho. Você sabia? As conchas desempenham um papel ecológico fundamental na reciclagem de carbonato de cálcio nos oceanos. Na verdade, as conchas têm múltiplas funções ecológicas, dentre as quais podemos citar: a estabilidade do ambiente marinho, a fixação e proteção de organismos com corpos moles e vulneráveis à predação, como o caranguejo ermitão; e abrigo para espécies que se refugiam em seu interior, como alguns peixes.
 
Um estudo realizado em uma pequena baía na costa do Mediterrâneo em um intervalo de trinta anos (1978-1981 e 2008-2010), demonstrou que a abundância de conchas marinhas reduziu significativamente com o aumento de turistas no local. Essa correlação aumentou quando os dados foram restringidos aos meses com maior chegada de turistas. Nessas três décadas, a chegada de turistas aumentou em uma proporção de quase três vezes, a área permaneceu não afetada pelo desenvolvimento urbano e pela pesca comercial e nesse mesmo intervalo, as conchas na costa diminuíram. Os cientistas acreditaram que essa redução de conchas se deve principalmente ao desenvolvimento do turismo não sustentável.
 
Com a redução das conchas no mar, o meio ambiente pode ser afetado drasticamente através da redução na diversidade e abundância de espécies que dependem das conchas para viver, se abrigar e se fixar; desestabilização da praia, com aumento de processos erosivos e o desequilíbrio na reciclagem de carbonato de cálcio pela vida marinha.

Por isso, caros leitores, é melhor pensar duas vezes antes de levar conchas para casa. Observe, tire fotos, mas não leve para casa! Não devemos alterar o ambiente, apenas conservá-lo. Para os destinos turísticos, a solução está no desenvolvimento de projetos de educação ambiental para turistas e os artesãos locais, além de uma política pública eficiente e voltada para o desenvolvimento sustentável local, servindo como base fundamental para a resolução de problemáticas que muitas vezes não são conhecidas por sua população.

Roberta Carvalho

Bióloga 59.315/08
Gestora Ambiental
Master in Business Administration – Liderança, Inovação e Gestão

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais