Maragogi: Homem aguarda que seu filho recém-nascido seja vacinado

Ele alega que a vacina era pra ser aplicada antes de o bebê sair da maternidade



Na última quinta-feira (15), um paciente de Maragogi, que preferiu manter o nome em sigilo, presenciou o nascimento do seu filho na Maternidade Municipal Maria Vivência Lima de Lyra, localizada no centro da cidade. Uma semana após o nascimento da criança, nessa quinta-feira (22), o pai diz que ainda aguarda uma explicação dos órgãos responsáveis acerca dos motivos de seu descendente não ter sido vacinado.

Segundo o nativo, a vacina que deveria ser aplicada é a BCG, conhecida popularmente como vacina da marquinha, e obrigatória antes mesmo do filho sair da maternidade. De acordo com "labchecap", a BCG, junto com a Hepatite B, são as primeiras vacinas indicadas para o recém-nascido. Ela protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença infectocontagiosa e muito frequente no Brasil.

A BCG é indicada para todas as crianças, que devem utilizá-la no primeiro mês de vida, de preferência ainda na maternidade. Ela protege, em mais de 80%, contra as formas mais graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

O homem relata que foi procurar a Maternidade nessa quinta-feira (22), e os responsáveis o encaminharam para o posto de saúde Eurico Wanderley. Chegando lá, foi informado de que a vacina só era aplicada uma vez por semana, e, por isso, não havia vacinado a criança. O paciente rebateu, afirmando que os encarregados não souberam explicar o porquê da vacina não ser aplicada assim que seu filho saiu da maternidade.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Maragogi, através da gerente de imunização, explicou que tem a vacina BCG no município. “Mas vem num frasco com vinte doses, e depois de aberto, só tem validade por seis horas. Então, por questões operacionais, fazemos um cronograma mensal para abertura de um frasco. Deixamos juntar cerca de vinte bebês, justamente para não perdermos as doses. Mas, mesmo que na data programada não tenhamos os vinte bebês, abrimos o frasco assim mesmo. Evitamos causar desperdício.”

A próxima data programada é segunda-feira (26). Qualquer dúvida, procurar a servidora Nyvia Melo de Alencar, responsável pelo setor de imunização, no posto de saúde Eurico Wanderley.

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais