Consulta pública para oferta de novos cursos continua aberta no Ifal

Entre as capacitações, há formação de nível técnico, superior e especializações que vão funcionar no Campus Maragogi

Horticultura será a primeira graduação do campus


O Instituto Federal de Alagoas continua com a consulta pública aberta para ouvir a população sobre as propostas de oferta de quatro cursos, no Campus Maragogi. Os interessados poderão responder ao formulário eletrônico até 18 de junho e opinar sobre o assunto. Até agora, 192 pessoas responderam o questionário online.

Cursos de nível médio, superior e especializações estão na lista. São eles: Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Restaurante e Bar, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); curso Superior de Tecnologia em Horticultura; especialização em Ciências da Natureza e Matemática e ainda especialização em Linguagem e Novas Tecnologias. Qualquer pessoa pode participar da consulta online.

Segundo a chefe do Departamento Acadêmico do campus, Edineia Alves, a oferta do Instituto atende os segmentos da educação, agricultura, comércio, serviços e turismo. “Muitos jovens e adultos tiveram de abandonar os estudos para trabalhar e a EJA é a oportunidade para essa parcela da população retornar aos estudos. Para esse público, teremos o curso em Bares e Restaurantes", afirmou. A implantação desse curso também vai suprir a demanda turística desse setor, no Norte de Alagoas.

A graduação em Horticultura foi pensada para o segmento de agricultura familiar e de pequenas propriedades agrícolas. Conforme Edineia Alves, a graduação vai preparar profissionais qualificados para suprir as necessidades da região, que possui grande quantidade de assentamentos. Em relação às especializações, ela acrescentou que vão assistir professores das redes estadual e municipal de ensino, que buscam qualificação no mercado de trabalho da educação.

Egresso do curso técnico de Agroecologia de 2016 do campus,  Matus da Silva Nascimento cursa o nono período de Agronomia na Universidade Federal de Alagoas, no município de Rio Largo. Para ele, a abertura desses quatro cursos trará ao jovem a vantagem de estudar perto de casa. “Eu, meus irmãos e vários amigos nos aventuramos a morar longe de Maragogi e da família. Ter a oportunidade de se graduar sem se deslocar todos os dias até a capital ou a algum local caro  seria maravilhoso”, disse o rapaz que já pensa em fazer especialização na área de horticultura.

Quando os cursos começarem a funcionar no Campus Maragogi, os alunos terão disponíveis salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio e outros ambientes oferecidos pelo Instituto aos seus alunos. A instituição também conta com servidores com especialização, mestrado e doutorado. A tendência, segundo Edineia Alves, é que outros cursos sejam implantados na unidade de ensino.

Bartolomeu Honorato, assessoria do Ifal - Maragogi

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais