Edição do Festival da Mariscada deste ano será diferenciada

Haverá apresentação e concurso de iguarias feitas com o fruto do mar mais popular do povoado

Avine Vinny, uma das atrações (Foto: divulgação). 

O povoado de São Bento, terra dos bolinhos de goma da Tia Marlene e das ruínas do Mosteiro de São Bento, de onde se tem a visão panorâmica do povoado, é também bastante conhecido por ser a terra do marisco. Lá, existe até a profissão de marisqueira. Elas se uniram e formaram uma associação. As populares marisqueiras são fáceis de ser vistas na praia de maré seca, catando o molúsculo, sentadas enfiando as mãos ou em pé enfiando a ponta dos pés na areia mole, esconderijos do saboroso fruto do mar.
 
É no tranquilo povoado que acontece o Festival da Mariscada, nesse fim de semana, sexta-feira, 22, cujas atrações musicais são La Trupe, Gil Mendes e Avine Vinny, e sábado, 23, que apresentará Njeitos, Desejo de Menina e André e Marreta. Mas a prefeitura promete fazer um festival diferente este ano.
 
“A edição do Festival da Mariscada de 2019 será marcada por um diferencial muito importante”, garante André Duarte, diretor de Eventos da prefeitura de Maragogi. É que pela primeira vez desde o seu surgimento, um dos festivais mais populares do município dirá a que se propõe: um verdadeiro festival do marisco, expressado em seu título e nunca desenvolvido. “Através de concurso, apresentaremos iguarias feitas com o fruto do mar facilmente achado nas areias molhadas da praia do povoado de São Bento, palco do festival.”
 
Outra novidade é a participação da comunidade do povoado. Os tiradores de coco, atividade que já não se vê tanto na região, e antigamente era uma profissão, e, claro, as estrelas da festa, as marisqueiras. “É um resgate cultural”, diz André. “Uma volta às tradições, uma valorização dos hábitos mais genuínos de nossa gente.” De brinde, cem crianças serão contempladas com um passeio às Croas de São Bento.
 
Competições – Haverá concurso de pratos feitos com o marisco (moqueca, fritada etc.), da escolha da Garota da Mariscada, e disputa do melhor tirador de coco e da melhor catadora de marisco. “O incremento da estrutura também é outro ponto relevante”, revela André. “Tudo vai ser melhorado. O som, a iluminação e o equipamento para as competições.”
 
O Festival da Mariscada é organizado pela prefeitura de Maragogi com a colaboração da Associação das Marisqueiras e Associação dos Jangadeiros de São Bento. 

As populares marisqueiras de São Bento (Foto: internet). 

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais