Parceria entre Seduc e Instituto Ayrton Senna garante a 2ª etapa do Programa Volta ao Novo

Iniciativa dará suporte ao planejamento da futura retomada às atividades presenciais


 

O secretário de Educação de Alagoas, Fábio Guedes, assegurou a implantação da segunda etapa do  programa “Volta ao novo”, do Instituto Ayrton Senna (IAS). A iniciativa dá suporte ao planejamento da futura retomada às atividades presenciais, garantindo o acolhimento de professores e estudantes, com ênfase nas competências socioemocionais: resiliência emocional, abertura ao novo, autogestão, amabilidade e engajamento com os outros.

Nesse processo, os alunos aprendem, dentro do currículo escolar, atitudes e habilidades para lidarem com as emoções. Isso garante a formação integral de cidadãos capazes de exercer um papel ativo na sociedade.

Fábio Guedes explica que na primeira etapa do projeto, os profissionais da Seduc foram capacitados para lidar com os possíveis efeitos do isolamento social e para garantir o bem-estar de estudantes e educadores, neste período de tantas mudanças e incertezas.

“Na primeira fase, os servidores da Seduc fizeram um projeto de formação para o estado. Graças ao empenho deles, Alagoas ficou na segunda colocação, concorrendo com todos os estados do Brasil. Esse resultado excepcional possibilitou a continuidade do projeto, sem custo algum para o estado. Tudo vai ser financiado pelo Instituto apoiador, beneficiando todos os alunos da rede estadual de ensino”, comemora.

Fase dois
Na segunda fase do “Volta ao novo”, o Instituto Ayrton Senna vai dar o suporte para execução efetiva do programa, garantindo o aprofundamento temático e a consolidação de expertise na equipe técnica da rede estadual, planejamento estratégico, tático e operacional do programa e o acompanhamento permanente dos servidores envolvidos.

O Vice-Presidente de Desenvolvimento Global e Comunicação do IAS, Emilio Munaro, destacou que todos os recursos – físicos, técnicos e financeiros – são ofertados pelo Instituto Ayrton Senna, como um reconhecimento às políticas educacionais da Seduc.

“É um olhar humano para visualizar o aluno com ser, desenvolvendo empatia, senso de cooperação e trabalhando cada vez mais o lado social. Não é apenas uma relação de trabalho ou aprendizado cognitivo. Levamos em conta as compreensões afetivas e entendimentos voltados para a educação, enquanto processo de ensino e de aprendizagem”, esclarece.

Agora, o governador do estado, Renan Filho, vai se reunir com a presidente do IAS, Viviane Senna, para assinatura de um documento que marca o início do “Volta ao Novo”.

Agência Alagoas

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais