Secretaria do Meio Ambiente instala boias no mar para delimitar área de banhistas

Em janeiro último, lanchas chegaram a bater em banhistas

(Fotos: cortesia)

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município de Maragogi, acatando sugestão da Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL), iniciou, na manhã desta sexta-feira (14), os serviços de instalação de boias dentro do mar da Praia de Antunes. Os serviços começaram por lá, mas devem se estender de Peroba a Maragogi, já que o povoado de São Bento não tem essa demanda, considerando o pequeno número de embarcações.  

“A medida é um esforço para garantir a integridade física dos banhistas nas nossas praias”, disse Gabriel Vasconcelos, secretário de Meio Ambiente. “O objetivo é delimitar a distância que as embarcações devem obedecer, minimizando os riscos de acidentes.”

Em janeiro deste ano, lanchas chegaram a bater em banhistas nas praias de Maragogi e Barra Grande, e houve reclamação e denúncias aos órgãos competentes, obrigando a Capitania dos Portos de Alagoas (CPAL) a emitir uma nota. 

No texto, a CPAL diz que realiza fiscalização do tráfego aquaviário em todo o litoral alagoano, com a intensificação das ações no período do verão, especialmente em áreas com maior concentração de embarcações, como é o caso do município de Maragogi.
 
Segundo o texto, “no que tange ao tráfego de embarcações próximo a banhistas, a Capitania esclarece que o Poder Público Municipal tem a competência de estabelecer um Plano de Ocupação das áreas adjacentes às praias, de forma a prover o ordenamento da orla, propiciando uma convivência harmoniosa entre os diversos utilizadores das praias, banhistas e embarcações.
 
NORMAS

As normas determinam que não se pode navegar a menos de 200 metros da orla da praia; para atracar, é preciso navegar perpendicularmente à orla, com velocidade máxima de 3 nós (5,5 km/h) e jamais ultrapassar a distância mínima de 50 metros; só é permitido desembarcar em praias com raias de marcação, sempre respeitando a velocidade máxima de 3 nós (5,5 km/h); algumas áreas podem conter limites específicos de velocidade, por isso também é importante sempre ficar atento às sinalizações locais; os equipamentos obrigatórios para embarcações são: coletes salva-vidas (em quantidade superior ou igual ao número de pessoas dentro da embarcação), boia circular e extintor de incêndio; embarcações que usam apenas os remos também possuem uma distância limite da orla da praia, que é de 100 metros.
 

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais