Projeto capacita pessoas para realizar regularização ambiental de assentamentos rurais

Encontro foi realizado para técnicos que trabalharão em Alagoas e Pernambuco

(Fotos: divulgação.)

Cerca de 25 pessoas participaram da atividade que capacitou técnicos que trabalharão em campo, nos estados de Alagoas e Pernambuco, do Projeto RADIS-UFV, que visa a regularização ambiental de assentamentos rurais com lotes inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). O encontro foi realizado na sede da Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), que fica na Rodovia AL 101, em Maragogi (AL), nos dias 1, 2, 3 e 4 de outubro.

Na atividade foi realizada a apresentação do projeto e alinhamento dos conceitos a serem abordados pelos técnicos e treinamento com o equipamento do sistema operacional do RADIS-UFV, além da prática, em um levantamento teste, nas propriedades locais do Projeto de Assentamento JUNCO.

Os técnicos irão atuar no levantamento de dados georreferenciados, com o mapeamento de áreas, e também na aplicação de questionários e no diálogo direto com os agricultores rurais dos assentamentos, para diagnóstico da realidade local e auxílio no cadastramento dos lotes no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os participantes envolvidos nestas atividades são profissionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), APA JUNCO e os associados da Cooperativa.

Durante o encontro também foi iniciado o planejamento dos grupos de trabalho, que farão os levantamentos de dados de 13 projetos de assentamentos em Alagoas e de um projeto de assentamento em Pernambuco.

O Projeto RADIS UFV – Regularização Ambiental e Diagnóstico dos Sistemas Agrários, de Assentamentos da Reforma Agrária – é uma parceria do INCRA com a UFV, que visa a regularização ambiental de 85 assentamentos rurais, com seus lotes inscritos no SICAR, em oito estados brasileiros (Pará, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo), totalizando em 9.400 famílias.

Contato:
Programa de Comunicação Social – RADIS/UFV
comunicacao.radis.ufv@gmail.com
(61) 3365 4495 / (71) 99269-0600 (WhatsApp)
www.radisufv.com.br

Assessoria

Mais notícias

Comentários

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais