Outro pescador de Barra Grande captura mais uma lagosta azul

Ele pescou na Praia de Peroba

A lagosta azul (Fotos: arquivo pessoal.)

O outrora vilarejo de Barra Grande, hoje uma das mais badaladas praias do município de Maragogi, está se tornando famosa também por seus pescadores. Em abril deste ano, José Ricardo, Henrique e Edgar foram autores da captura de uma lagosta azul, cuja foto postamos na fan page do site, viralizou e ganhou repercussão nacional.
 
“Não foi a primeira que pescamos”, confessou José Ricardo. “Já é a terceira ou quarta.”
 
Nesta quarta-feira, 28, foi a vez de outro pescador pegar mais um raríssimo exemplar do crustáceo. José Reginaldo de Melo Neto, de 39 anos, pegou a lagosta na Praia de Peroba, que também pertence ao município de Maragogi. José Reginaldo mora em Barra Grande e pesca desde os 10 anos de idade.
 
A lagosta azul (palinurus echinatus) é um crustáceo raro. Segundo especialistas consultados pelo Uol, não há registros científicos da espécie no Brasil. De acordo com Cláudio Sampaio, professor da Universidade Federal de Alagoas, as lagostas azuis das quais os pesquisadores têm conhecimento são de espécies, que não existem no Brasil, são lagostas do Atlântico Norte.
 
Praia de Barra Grande
 
Até uns anos atrás, Barra Grande era uma vila de pescadores – puxadores de rede e jangadeiros – pouco habitada. As casas dos nativos, enfileiradas numa única rua da costa, eram pequenas, quase todas de um tamanho só, e de taipa com quintal feito de vara e arame. Havia também muitas saídas à praia, becos largos e muitos terrenos ermos. Com a exploração turística e a especulação imobiliária, os nativos foram vendendo seus espaços para construções de oponentes casas de veraneio.  
 
Considerada um recanto natural, Barra Grande é uma das deslumbrantes praias de Maragogi, uma das melhores opções para quem busca sombra e água fresca. Localizada ao norte da cidade, a aproximadamente 6 Km, ainda preserva trechos selvagens, com matos rasteiros e vasto coqueiral. Cenário natural inspirador. Recebe muitos turistas, oriundos dos estados vizinhos, do sul do país e de diversos cantos do mundo durante a alta temporada. Tem uma extensa faixa de areia fina clara e, no mar, bancos de areia formam piscinas naturais, bem perto da costa.


O pescador José Reginaldo. 

Mais notícias

Comentários

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais