“Obrigado, mestre Dirceu!": Renan Filho enaltece legado do historiador alagoano

Dirceu Lindoso era filho natural de Maragogi

(Foto: Renner Boldrino).


NOTA DE PESAR

Recebi na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, com imenso pesar, a notícia do falecimento de Dirceu Lindoso, aos 87 anos. 

Alagoas se despede de um filho muito querido e guarda na memória, para sempre, sua obra que é patrimônio cultural alagoano. Dirceu Lindoso, nascido entre as belezas da beira-mar de Maragogi, é um gigante da cultura alagoana e soube disseminar seu conhecimento de maneira fértil.

Jornalista, poliglota e tradutor, poeta, romancista, antropólogo, escritor, etnólogo e sobretudo um historiador apaixonado por Alagoas, ele não apenas escreveu a história da nossa formação: ele a contou, em mais de dez livros, porque uma de suas paixões era contar histórias. E ainda existem muitos escritos seus inéditos, conforme ele mesmo disse em 2017, ao ser homenageado pela Universidade Federal de Alagoas, da qual é Doutor Honoris Causa desde 2011. 

Um dos aspectos de sua obra é relevante. Graças ao trabalho de Dirceu Lindoso, os índios, escravos e seus descendentes deixaram de ser coadjuvantes e ocuparam o papel que lhes cabe, de protagonistas da História de Alagoas.

A tristeza que sinto ao dar adeus a Dirceu Lindoso é, também, o agradecimento do Estado de Alagoas pelo legado que ele deixa, uma herança que nos orgulha e enternece. Nossa solidariedade a toda a sua família. 

 RENAN FILHO - GOVERNADOR

Mais Notícias

Coment?rios

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais