Secretário Enio Lins debate conceito da fake news com alunos da rede estadual de Alagoas

Bate-papo ocorreu durante Encontro de Grêmios na Escola Princesa Isabel nessa quinta-feira (28)

Publicidade
(Fotos: José Demétrio)
 

O terceiro dia de atividades do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino teve um momento especial nessa quinta-feira (28), durante o Encontro de Grêmios Estudantis da Rede Estadual de Ensino de Alagoas (Egreal), na Escola Estadual Princesa Isabel. Na ocasião, o secretário de Estado da Comunicação, jornalista Enio Lins, participou de um debate com estudantes da rede estadual acerca do conceito de fake news e quais efeitos a difusão de um boato pode ter na vida das pessoas.

Na ocasião, o jornalista mostrou que esse fenômeno não é recente e não é exclusivo das redes sociais. “Temos casos de fake news desde antes da invenção da escrita. E exemplos históricos de como uma mentira, quando massificada, pode levar uma população ao pânico e a atos de barbárie, como os casos das mulheres que eram queimadas nas fogueiras por que eram acusadas de bruxaria sem nenhuma prova”, aponta Enio.

Enio também lembrou da sua história pessoal com a rede estadual, pois foi aluno do antigo Colégio Estadual, que depois viria a ser o Liceu Alagoano e, atualmente, é a Escola Estadual Edmilson Pontes. “Na minha adolescência, não tínhamos grêmio, mas participei do Centro de Estudos de Ciências de Alagoas, aqui no Cepa. Havia muita troca de experiências entre as escolas estaduais”, recorda.

Ao fim de sua exposição, o secretário participou de um debate com os alunos. Uma das que fizeram perguntas foi Ana Lívia Santos da Silva, aluna do 9o ano da Escola Estadual Saturnino de Souza, de Matriz de Camaragibe. “Acho muito legal essa oportunidade de interagirmos, adquirirmos mais conhecimento e incentivarmos uns aos outros na busca por um futuro melhor”, destaca.

Empreendedorismo e tecnologia – O debate sobre fake news não foi a única atração do Egreal. Na ocasião, os grêmios apresentaram seus trabalhos e ações em banners espalhados pelo ginásio da Escola Princesa Isabel.

O evento teve ainda palestras da estudante Ingrid Pereira, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)- campus Santana do Ipanema, que falou sobre empreendedorismo e da importância do jovem fazer ter coragem na hora de fazer as suas escolhas e de Fabiane Tenório, psicóloga da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que falou sobre tecnologia e os malefícios do excesso de uso das redes sociais.

Agência Alagoas

Mais notícias

Comentários

Carregando

Assine nossa newsletter e
receba as principais notícias por e-mail

Siga o Maragogi News nas redes sociais